O CINEMA NAS CRÔNICAS MÉDICAS DE MOACYR SCLIAR

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ISSN: 1983-3431
Editor Chefe: Marly Catarina Soares, Márcia Cristina do Carmo
Início Publicação: 30/04/1979
Periodicidade: Semestral

O CINEMA NAS CRÔNICAS MÉDICAS DE MOACYR SCLIAR

Ano: 2020 | Volume: 42 | Número: Não se aplica
Autores: Lemuel de Faria Diniz, Márcia Gomes Marques
Autor Correspondente: Lemuel de Faria Diniz | [email protected]

Palavras-chave: Crônica, Medicina, Cinema.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A atenção neste artigo recai sobre um nicho expressivo da literatura de Moacyr Scliar – as crônicas. Expandindo a proposta de que o escritor fez uso de suas vivências para compor suas obras, destaca-se que as mídias, e entre elas o cinema, são alvo da atenção do escritor, despontam como tema em suas crônicas e nelas aparecem como intertexto e referência intermidiática. Identifica-se que, desde o início de sua produção literária, sua atuação como cronista está marcada pela lógica da imprensa, com publicações em jornais e em livros. Após mapear as fases atribuídas a sua literatura, verifica-se a associação temática entre medicina e cinema em suas crônicas, nas quais o cinema e as obras fílmicas aparecem como recurso composicional, como motivo ou ambientação, para exemplificar questões complexas ou ilustrar de modo concreto reflexões.



Resumo Inglês:

The attention in this article falls on an expressive niche of Moacyr Scliar’s literature – the chronicles. Expanding the proposal that the writer made use of his experiences to compose his works, it is highlighted that the media, and among them cinema, are the target of the writer’s attention, they appear as a theme in his chronicles and appear in them as an intertext and intermidiatic reference. It is identified that his performance as a chronicler is marked by the logic of the press, with publications in newspapers and books. After mapping the phases attributed to his literature, there is a thematic association between medicine and cinema in his chronicles, in which cinema and film works appear as a compositional resource, as a motive or setting, to exemplify complex issues or to illustrate reflections in a concrete way.