O corpo fragmentado e recriado no cinema dos irmãos Dardenne

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ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

O corpo fragmentado e recriado no cinema dos irmãos Dardenne

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Monica Toledo Silva
Autor Correspondente: Monica Toledo Silva | [email protected]

Palavras-chave: Corpo, Cinema, Representação, Paisagem.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os premiados belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne sempre impressionam o mercado cinematográfico
mundial com suas obras marcadas por forte impacto, por uma estética seca e crua,
livre de efeitos visuais, diálogos complexos, cenários ricos ou trilha sonora marcante. Suas
temáticas são sempre fortes: imigrantes ilegais na Europa (A promessa, O silêncio de Lorna),
gravidez na adolescência (A criança), a perda de um filho (O filho). Por isso seu cinema é muitas
vezes tido como documental. Proponho o entendimento de alguns filmes como narrativas
do corpo, que cria seus conteúdos e comunica suas emoções em paisagens que correspondem
aos seus próprios estados corpóreos. Este artigo comenta as obras O filho (2002) e A
criança (2005), de acordo com os tratamentos estéticos e de direção dos personagens, que
nos levam a redimensionar conceitos como representação, tragédia e ficção na dramaturgia
audiovisual.



Resumo Inglês:

The award-winning Belgians Jean-Pierre and Luc Dardenne have always impressed the international
cinematographic market with their strong films, known by their hard aesthetics,
free from visual effects, complex dialogues, rich sceneries or strong music. Their subjects are
always outstanding: illegal imigrantes in Europe (The promisse, Lorna’s silence), teenagers’
pregnancy (The child), the loss of a son (The son). Therefore Dardenne’s cinema is oftenly
taken as documental. I purpose the understanding of some films as narratives of the body, that
creates its contents and communicates its emotions in landscapes which correspond to its own
body images. This article comments in the films The son (2002) and The child (2005) the aesthetic
treatments and the characters’ direction, which take us to a new dimension of concepts
like representation, tragedy and ficction in the audiovisual dramaturgy.