O DUALISMO MENTE-CORPO COMPATÍVEL COM A CONCEPÇÃO CIENTÍFICA DO MUNDO NO PENSAMENTO DE CHALMERS

Revista Ideação

Endereço:
Av. Transnordestina, s/n
Feira de Santana / BA
440369000
Site: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/index
Telefone: (75) 3161-8209
ISSN: 2359-6384
Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

O DUALISMO MENTE-CORPO COMPATÍVEL COM A CONCEPÇÃO CIENTÍFICA DO MUNDO NO PENSAMENTO DE CHALMERS

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 36
Autores: R. S. Souza
Autor Correspondente: R. S. Souza | [email protected]

Palavras-chave: Consciência, Experiência, Problema

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Através do pensamento de um dos mais influentes pensadores da filosofia da mente de nosso tempo, o filósofo australiano David John Chalmers, esse trabalho apresentará uma visão dualista da consciência que possibilita o desenvolvimento de teorias não reducionistas da consciência. Para esse propósito, faremos inicialmente uma distinção entre os problemas pertencentes ao desempenho de funções cognitivas com aqueles que envolvem os estados qualitativos da experiência, qualias. Segundo Chalmers, esses problemas estão inseridos, respectivamente, no chamado problema fácil e problema difícil da consciência. Por fim, após contrastar os problemas apresentados e com objetivo de demonstrar que a ciência empírica ainda não deu conta dos mistérios que envolvem o aspecto fenomênico da consciência, três princípios de Chalmers serão apontados como aspirantes a uma teoria da consciência que engloba tanto os processos físicos do cérebro como também os aspectos fenomênicos da consciência.



Resumo Inglês:

Through the thinking of one of the most influential thinkers of the philosophy of mind of our time, the Australian philosopher David John Chalmers, this work will present a dualistic view of consciousness that enables the development of non-reductionist theories of consciousness. For this purpose, we will initially make a distinction between the problems pertaining to the performance of cognitive functions with those involving the qualitative states of experience, qualias. According to Chalmers, these problems are inserted, respectively, into the so-called easy problem and difficult problem of consciousness. Finally, after contrasting the problems presented and with the aim of demonstrating that empirical science has not yet dealt with the mysteries surrounding the phenomenal aspect of consciousness, Chalmers's three principles will be pointed out as aspiring to a theory of consciousness that encompasses both physical processes of the brain as well as the phenomenal aspects of consciousness.