O gênero poema-canção na aula de língua inglesa: compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

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ISSN: 2238-5754
Editor Chefe: Marcos Antonio Maia Vilela
Início Publicação: 01/12/2011
Periodicidade: Semestral

O gênero poema-canção na aula de língua inglesa: compreensões dos sentidos líricos das palavras cantadas

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Welber Eduardo Alves Carvalho, Pérola Cunha Bastos
Autor Correspondente: Welber Eduardo Alves Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Gênero textual poema-canção, Sentidos Líricos, Ensino de Língua Inglesa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  artigo  traz  os  resultados  da  pesquisa  que  destacou  a  relevância  das  compreensões  dos sentidos  líricos  das  palavras  cantadas  no  gênero  poema-canção  na  aula  de  Língua  Inglesa.  O  estudo desenvolvido buscou mostrar como este tipo de gênero textual pôde dar possibilidades para os estudantes explorarem  e  dialogarem  sobre  os  seus  sentimentos  e  valores  morais  essenciais  ao  caráter  humano.  O estudo  desta  pesquisa  partiu  do  gênero  textual  poema-canção  com  a  intenção  de  conhecer  como  os estudantes compreendem os sentidos  líricos  das palavras cantadas, nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo  potencializar  o  desenvolvimento  da  prática  social  discursiva  na  sala  de  aula  de  Língua  Inglesa envolvendo  este  tipo  de  gênero.  Para  o  desenvolvimento  desta pesquisa  qualitativa,  foi  adotada  a metodologia  de  pesquisa-ação  com  estudantes  do  ensino  médio,  segundo  os  estudos  de Thiollent  (1986), no  Colégio  Modelo  Luís  Eduardo  Magalhães  na  cidade  de  Alagoinhas.  Esta  pesquisa  se  amparou  na compreensão  dos  sentidos na  relação  dialógica  (BAKHTIN,  1997;  2003);  no  fundamento  sobre  gêneros textuais  e  poema-canção  (MARCUSCHI,  2002);  nas  questões  que  relacionam  o  aprendizado  da  Língua Inglesa (LAUFER, 1997); nos fundamentos metodológicos para o desenvolvimento das sequências didáticas em torno do gênero textual oral e escrito (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). Tendo por base estes estudos teóricos, esta pesquisa com o gênero poema-canção pode servir como sugestão para redirecionar e/ou  ampliar  discussões  sobre  os  sentidos líricos  das  palavras  cantadas,  dando  possibilidades  para abranger o ensino da Língua Inglesa com a expressão dos sentimentos da voz de quem canta.



Resumo Inglês:

This paper highlights the results of research that emphasize the importance of comprehensions about the lyrical senses of sung words through poem-song genre in the English Language class. This study developed aimed to introduce how this kind of textual genre couldoffer  possibilities to students to explorer and talk about their feelings and moral values that have been essential to human character. The focus of this research  started  about  the  textual  genre  poem-song  with  intention  knowing  how  the  students  could understand the lyrical senses in sung words, in this way, this study also aimed potentialize the development discursive  social  practice  in  English  Language  classroom  considering  this  kind  of  textual  genre.  This qualitative research was applied to high school students based on studies of Thiollent (1986), at Colégio Luís Eduardo  Magalhães –Alagoinhas  City.  This  research  was  based  on:  the  comprehension  of  senses  in dialogical   relation   (BAKHTIN,   1997;   2003);   the   conception   about   textual   genres   and   poem-song (MARCUSCHI,   2002);   the   studies   which   relates   English   Language   learning   (LAUFER,   1997);   the methodological  conceptions  for  development  the  Didactic  Sequence  (DS)  involving  oral  and  written  textual genre (DOLZ, NOVERRAZ and SCHNEUWLY, 2004). Based on these theorical foundations, this poem-song study may contribute as suggestion to redirect and/or enhance discussions about the lyrical meanings of the sung  words,  offering  possibilities  to  include  English  Language  teaching  through  expression  of  the  voice feelings whosings.