O MARKETING TURÍSTICO COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU E MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU.

Cultur

Endereço:
Campus Soane Nazaré de Andrade km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna
/ BA
0
Site: http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/
Telefone: (73)36805043
ISSN: 19825838
Editor Chefe: Marco Aurélio Ávila
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Turismo

O MARKETING TURÍSTICO COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU E MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU.

Ano: 2011 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Jose Manoel Gonçalves Gândara, Claudio Alexandre de Souza, Marino Castillo Lacay
Autor Correspondente: Jose Manoel Gonçalves Gândara | [email protected]

Palavras-chave: Região turística de Foz do Iguaçu e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; planejamento turístico, marketing turístico; produção e transformação do espaço turístico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na construção da relação de troca que se estabelece nos destinos turísticos entre turista, trade e comunidade local, estes 3 grupos de atores sociais devem estar intimamente ligados no planejamento do marketing. É nesse contexto que se desenvolve a reflexão a seguir: traçar um paralelo entre as diversas formas que o planejamento do marketing turístico regional assume na região das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, na fronteira trinacional. Para a análise foram utilizados como fontes o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, para o Programa de Desenvolvimento do Turismo - PRODETUR financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento -BID e o MTUR; a visão de mercado do Guia Quatro Rodas, o trabalho da Competitividade dos Destinos Turísticos, do MTUR-FGV 2010 e o Plano de Marketing Turístico do Estado do Paraná para o ano de 2011. Da análise se depreende a necessidade de utilizar o planejamento do marketing turístico como elo condutor do processo de construção de um destino. A visão de planejamento muitas vezes termina divorciando-se da visão de mercado, e, ambas do papel que exerce a comunidade no processo de construção de um turismo sustentável, daí que a aferição dos impactos na transformação do espaço pode ser divergente dos esperados. O resultado fortalece a visão de que planejamento da região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu deverá integrar o entorno da fronteira trinacional como elemento de inclusão social e cultural.