O MEZ DA GRIPPE: UMA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA DE VALÊNCIO XAVIER

UniLetras

Endereço:
Praça Santos Andrade, 01 - Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) - Centro
Ponta Grossa / PR
84010-330
Site: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/uniletras
Telefone: (42) 3220-3376
ISSN: 1983-3431
Editor Chefe: Marly Catarina Soares, Márcia Cristina do Carmo
Início Publicação: 30/04/1979
Periodicidade: Semestral

O MEZ DA GRIPPE: UMA METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA DE VALÊNCIO XAVIER

Ano: 2022 | Volume: 44 | Número: Não se aplica
Autores: Donizeth Aparecido Campolin dos Santos
Autor Correspondente: Donizeth Aparecido Campolin dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: Ficção histórica pós-moderna, metaficção historiográfica, Valêncio Xavier.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo teve por objetivo apresentar uma análise de O mez da grippe, de Valêncio Xavier, sob o viés da “metaficção historiográfica”, conceito cunhado por Linda Hutcheon (1991), que serviu de instrumento teórico-metodológico para a análise. O mez da grippe é uma narrativa que ficcionaliza a epidemia de gripe espanhola ocorrida em 1918 em Curitiba, tendo como pano de fundo o fim da Primeira Guerra Mundial, elaborada por meio de uma colagem dos mais diversos gêneros textuais que circulavam na época ambientada. Ao final, verificou-se que a narrativa de Xavier apresenta-se como uma obra de ficção histórica pós-moderna, uma metaficção historiográfica, na forma e no conteúdo, devido a sua linguagem experimental e ao modo com que problematiza a história.



Resumo Inglês:

This article had the pourpose of present an analysis of O mez da grippe, from Valêncio Xavier, under the bias of “historiographic metafiction”, concept created by Linda Hutcheon (1991), that served as theorical-methodological instrument for the analysis. O mez da grippe it’s a narrative that fictionalizes the Spanish flu epidemic that occur on 1918 in Curitiba, having the end of the first World War as background, elaborated through a collage of the most diverse textual genres that circulated at the time. At end, it was verified that Xavier’s narrative presents itself as a pos-modern historical fiction work, an historiographic metafiction, in form and content, due to its experimental language and the way in which it problematizes history.