O outono da mulher sem pernas: poesia, imaginário e sala de aula


O outono da mulher sem pernas: poesia, imaginário e sala de aula

Ano: 2020 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Genis Frederico Schmaltz Neto
Autor Correspondente: Genis Frederico Schmaltz Neto | [email protected]

Palavras-chave: Imaginário, poesia, Sophia de Mello Breyner Andressen

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Atravessando os postulados da teoria do imaginário durandiano, escolheram-se oito poemas da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen para serem trabalhados em quatro aulas no 7º ano do ensino fundamental de uma escola privada, e, valendo-se de atividades linguísticas bem como priorizando a fruição literária, pensar temáticas fundamentais à formação humana. Enfatizando-se a imagem poética e instigando a imaginação criadora dos alunos, focamos o topus morte para verificar como eles constroem sua imagem, se rendendo ou enfrentando-a, norteados pelos Regimes. O resultado, advindo da análise profunda do poema que carrega a temática, A pequena praça, assim como das atividades dos alunos, evidenciou a possibilidade de valer-se do imaginário como ferramenta metodológica para condução e formação de leitores de poesia em sala de aula, atribuindo ao ato de ler um novo olhar, e construindo novas estratégias de ensino na relação professor/aluno.



Resumo Inglês:

Crossing the postulates of the theory of imaginary from G. Durand, we chose eight Poems of a Portuguese writer Sophia de Mello Breyner Andresen to be worked in four classes in the 7th year of elementary education at a private school, and, availing himself of activities linguistic and prioritizing the enjoyment of literature, thinking fundamental themes of human education. By emphasizing the poetic image and prompting the creative imagination of students, we focus in the topus death to see how they build their image, surrendering or facing it, guided by the schemes. The result, coming from deep analysis of the poem that carries the theme, A pequena praça, as well as the activities of the students, pointed to the possibility of making use of the imagination as a methodological tool for driving and training of readers of poetry in the classroom, attributing to the act of reading a new look, and building new teaching strategies in teacher / student relationship.