A necessidade de utilizar sinais para a identificação tanto de produtos quanto de instituições e negócios data de tempos remotos. A Igreja Católica é também consumidora de artefatos de design, sobretudo de marcas gráficas paroquiais. Este artigo busca traçar a análise dos elementos constituintes das marcas gráficas de 45 das 57 paróquias na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. A metodologia é pautada na análise paramétrica das marcas gráficas que tem por critérios: a composição estrutural, orientação da assinatura, características do símbolo, tipografias utilizadas e as cores escolhidas. Os resultados deste estudo apontam uma tendência de marcas com assinatura mistas/figurativas e verticais, sugerindo que o símbolo, com presença de figuras humanas, possui destaque maior e dimensão pareada com a parte tipográfica, cujas maiores ocorrências estão em fontes serifadas com caixas versaletes e peso normal; abalizadas pelo contraste e facilidade de leitura ofertadas pelas cores azul e preta.
The need of using signals for identification of products, companies, and institutes dates from remote times. The Catholic Church is also a consumer of design artifacts, especially parish graphic brands. This paper aims to draw up an analysis constituent element of the graphic marks of the 45/57 parishes in the Archdiocese of São Luís - Maranhão. The methodology is based on the parametric analysis of graphic marks, which has as criteria: structural composition, logo orientation, symbol characteristics, used typographies and the chosen colours. The results of this study point to a trend towards mixed/figurative and vertical signatures, suggesting that the symbol, with the presence of human figures, has a greater prominence and dimension paired with the typographic part, whose highest occurrences are in serif fonts with small caps. and regular weight; supported by the contrast and ease of reading offered by the blue and black colours.
Es muy remota la necesidad de utilicear señales para la identificacion de produtos, empresas e instituiciones. La Iglesia Católica tambien consome artefactos de diseño, en especial marcas gráficas en sus parrochias. Este trabajo busca evaluar los elementos que constituyen las marcas gráficas de 45 de las 57 parroquias de la Arquidiócesis de São Luís do Maranhão. La metodología se basa en el análisis paramétrico de marcas gráficas, cuyos criterios son: composición estructural, orientación de la firma, características del símbolo, tipografía utilizada y colores elegidos. Los resultados de este artículo apuntan a una tendencia de marcas mixtas/figurativas y verticales, sugiriendo que el símbolo, con presencia de figuras humanas, tiene mayor protagonismo y dimensión emparejado con la parte tipográfica, cuyas mayores ocurrencias son en fuentes serif con minúsculas y peso normal; respaldado por el contraste y la facilidad de lectura que ofrecen los colores azul y negro.