O papel da improvisação em quatro obras para percussão e meios eletrônicos em tempo real

Ouvirouver

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ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

O papel da improvisação em quatro obras para percussão e meios eletrônicos em tempo real

Ano: 2011 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Daniel L. Barreiro, Cesar A. Traldi, Celso L. A. Cintra, Carlos R. F. de Menezes Júnior
Autor Correspondente: Daniel L. Barreiro | [email protected]

Palavras-chave: Percussão, Interatividade, Improvisação, Composição.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda quatro obras musicais compostas para percussionista e meios eletrônicos
em tempo real que apresentam diferentes graus de abertura à improvisação: Iluminura
(vibrafone e computador), de Carlos Menezes Júnior; Granada (caixa-clara e computador),
de Cesar Traldi; Altar ou A Resposta dos Deuses (temple bell e computador), de Celso Cintra;
e Natural Tech (marimba e computador) de Daniel Barreiro. As obras, compostas em 2010,
estão vinculadas a uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
de Minas Gerais (FAPEMIG). Iluminura estabelece um diálogo em tempo real entre vibrafone
e computador, explorando momentos de fusão e momentos de forte contraste entre os sons
acústicos e eletroacústicos. A maior parte dos eventos é definida na partitura, mas há trechos
que abrem espaço para improvisações com conjuntos predeterminados de classes de notas.
Granada explora trechos precisamente prescritos na partitura e delays de trechos improvisados
baseados no ritmo do baião. Isso cria uma base rítmica sobre a qual são retomados elementos
anteriores entremeados com momentos de livre improvisação. Altar ou A Resposta dos
Deuses é concebida como uma improvisação livre, exceto o primeiro ataque forte indicado nas
instruções. A obra possui três seções, mas o intérprete define a sua duração total. Trechos instrumentais
são gravados e reproduzidos aleatoriamente com transformações e faz-se uso de
delays cujos parâmetros mudam aleatoriamente. Natural Tech também não tem uma duração
fixa e apresenta apenas instruções textuais sobre os tipos de comportamentos sonoros que
devem ser explorados em cada uma das suas três seções principais. O roteiro apresenta ao(à)
percussionista um contexto de improvisação fundado num processo global de transformação
sonora que parte de eventos pontuais e espaçados em direção a eventos com um caráter
mais contínuo. A parte eletroacústica é gerada em tempo real a partir do material instrumental
captado durante a performance e busca delinear o processo global de transformação sonora
mencionado. O conjunto das quatro obras apresenta um leque diversificado de abordagens,
porém com alguns pontos em comum no que tange às pesquisas composicionais.



Resumo Espanhol:

This article discusses four musical works for percussion and live-electronics that present different
approaches towards improvisation: Iluminura (for vibraphone and computer), by Carlos
Menezes Júnior; Granada (for snare drum and computer), by Cesar Traldi; Altar ou a Resposta
dos Deuses (for temple bell and computer), by Celso Cintra; and Natural Tech (for marimba
and computer), by Daniel Barreiro. The works, composed in 2010, are linked to a research
funded by Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Iluminura
presents a dialogue in real-time between vibraphone and computer, exploring moments of fusion
and moments of strong contrast between acoustic and electroacoustic sounds. Most of
the events are specified in the score, but there are passages that open space to improvisations
with predetermined sets of pitch-classes. Granada explores passages specifically prescribed
in the score and moments of free improvisation. The computer delays improvised segments
based on the rhythmic patterns of baião, creating a rhythmic foundation over which materials
that were previously presented are interspersed with moments of free improvisation. Altar ou
A Resposta dos Deuses is conceived as a free improvisation apart from the first strong attack,
which is prescribed in the instructions. The work is structured in three sections, but the interpreter
defines its total duration. Instrumental excerpts are recorded and played back randomly
with transformations. The work also makes use of delays whose parameters change randomly.
Natural Tech has no fixed duration either and displays only textual instructions regarding the
types of sonic behaviour that must be explored by the performer in each of its three main sections.
The work puts the percussionist in a context of improvisation based on an overall process
of sonic transformation that departs from short and isolated events towards events with a more
continuous character. The electroacoustic part is generated in real time from the instrumental
material recorded during the performance and seeks to outline the overall process of the sonictransformation mentioned above. This group of four works presents a wide range of approaches,
but with some aspects in common regarding compositional research.