O Racismo na Construção Identitária: os casos cinematográficos de “Adivinhe quem vem para o jantar” (1967) e “Inimigo meu” (1985)

Cadernos do Tempo Presente

Endereço:
Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI - Rosa Elze
São Cristóvão / SE
Site: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/index
Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Racismo na Construção Identitária: os casos cinematográficos de “Adivinhe quem vem para o jantar” (1967) e “Inimigo meu” (1985)

Ano: 2015 | Volume: 0 | Número: 18
Autores: Marcelo Carreiro.
Autor Correspondente: Marcelo Carreiro. | [email protected]

Palavras-chave: História Cultural, Cinema, Racismo, Identidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Mecanismo essencial da construção da identidade, conforme extensamente demonstrado pela psicologia, a projeção de um “outro” negativo é capaz de estimular didaticamente a promulgação de valores comunais opostos, sendo a raiz do preconceito no qual se inclui em destaque o racismo. O artigo demonstra como a cultura de massa atual vem combatendo esse ferramental datado de construção identitária, ao promover um discurso de desconstrução do outro negativo, como nos exemplos marcantes dos filmes “Adivinhe Quem Vem para o Jantar” e “Inimigo Meu”.

Palavras-chave: História Cultural, Cinema, Racismo, Identidade.



Resumo Inglês:

An essential mechanism to the construction of identity, as extensively demonstrated by psychology, the projection of a negative “other” is capable of didactically stimulate the propagation of its opposed communal values, being the main cause of prejudice, in which racism is greatly included. The article demonstrates how current mass culture is fighting this dated tool of identity construction by promoting a discourse of deconstruction of the negative other, as seen in the remarkable movies “Guess Who’s Coming to Dinner” and “Enemy Mine”.

Keywords: Cultural History, Cinema, Racism, Identity.