O Ritmo e a interseção de culturas na obra Areia II, de Alexandre Lunsqui: influências em seu processo composicional

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

O Ritmo e a interseção de culturas na obra Areia II, de Alexandre Lunsqui: influências em seu processo composicional

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Alexandre Lunsqui, Guilherme do Nascimento Davino
Autor Correspondente: Alexandre Lunsqui | [email protected]

Palavras-chave: ritmo, música contemporânea, música tradicional africana, composição.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende analisar aspectos rítmicos na obra Areia II, do compositor Alexandre Lunsqui. Analisamos as diversas influências rítmicas que ocorrem na obra, sejam elas vindas do repertório erudito, sejam oriundas de manifestações musicais externas a este repertório, como a música tradicional africana. O artigo mapeia as figuras rítmicas usadas na obra, contextualizando- as dentro das estratégias criativas empregadas pelo compositor.



Resumo Inglês:

This article intends to analyze rhythmic aspects in Areia II, by composer Alexandre Lunsqui. Whether they come from the classical repertoire, or from musical manifestations external to this repertoire, such as ethnic music, we analyze the different rhythmic influences occurring throughout the composition. The article maps out the rhythmic figures used in the work in relation to the creative strategies employed by the composer.