O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO NA EAD: POLIDOCÊNCIA, UM ESTUDO DE CASO

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL

Endereço:
Avenida Santa Helena,1140 - Novo Cruzeiro
Ipatinga / MG
35164332
Site: https://souzaeadrevistaacademica.com.br/
Telefone: (31) 8908-9153
ISSN: 2595-5934
Editor Chefe: Profº Dr. André Ribeiro da Silva
Início Publicação: 27/08/2018
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O TRABALHO COLETIVO E COLABORATIVO NA EAD: POLIDOCÊNCIA, UM ESTUDO DE CASO

Ano: 2022 | Volume: 55 | Número: 55
Autores: SILVA, Hellen White Moraes e, SILVA, Profa. Dra. Ivanda Maria Martins
Autor Correspondente: SILVA, Hellen White Moraes e | [email protected]

Palavras-chave: Educação a distância. Formação continuada de docentes. Polidocência. Rede e-Tec Brasil. Educação profissional.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da UFRPE. A pesquisa discute sobre o trabalho coletivo de professores na Educação a Distância, um estudo de caso. Alguns autores trazem esse questionamento em busca de explicar a divisão de atividades docentes no campo da EaD. Mais recentemente o conceito de “polidocência” está sendo utilizado como forma de entender este trabalho coletivo, compreendendo-se o conjunto articulado de profissionais que atuam, de modo multidisciplinar, na realização das atividades de ensino-aprendizagem na EaD. O objetivo principal desta investigação foi analisar a percepção dos(as) professores(as) sobre a polidocência no contexto da rede e-Tec Brasil, tendo em vista o contexto de formação continuada de docentes na Educação a Distância. Nestas abordagens teóricas, a identificação do constructo deu-se a partir de revisão sistemática de literatura de natureza qualitativa com caráter exploratório e descritivo, articulando elementos que compõe os conceitos de docência na EaD, formação continuada e polidocência. Para tanto, foram aplicados dois questionários mistos longitudinais, com perguntas abertas e fechadas, elaborados por meio do Google Forms. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Concluiu-se que os docentes da instituição pesquisada não compreendiam a diferença e importância que a atividade na EaD apresenta enquanto trabalho polidocente/colaborativo e, como percepção dos próprios indivíduos da pesquisa, o tema estudado necessita ser mais discutido, levando em consideração que os mesmos sentiram uma resposta positiva, na equipe, após a aplicabilidade dos conhecimentos da polidocência.