O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA
Revista de Iniciação à Docência
O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA
Autor Correspondente: P. L. Silva | [email protected]
Palavras-chave: Jogos didáticos. Aluno. Professor. Ensino e Aprendizagem.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O Ensino de Ciências envolve uma série de termoscientíficos que muitas vezes leva a uma dificuldadedurante o processo de assimilação e apreensão dos conteúdospelo aluno, sendo necessário que o professor busque formas de tornar as aulas mais atrativas e compreensíveis, utilizando de diversas ferramentas pedagógicas, dentre elas estão os jogos didáticos-pedagógicos. Isso porque, os jogos didáticos conseguem atingir diversas finalidades, ligados às funções cognitivas, aos processos relacionados ao desenvolvimento da inteligência e da personalidade, que estão na base da construção do conhecimento. O presente artigo teve como objetivo desenvolver e aplicar um recurso didático que auxilie alunos com dificuldade no entendimento de alguns conteúdos da disciplina de ciências. Os caminhos percorridos pela pesquisa foram de uma pesquisa básica de abordagem qualitativa,quanto aos procedimentos técnicos utilizou-se a pesquisa de campo com levantamento bibliográfico. Considera-se que esta pesquisa contribuiu para a compreensão eimportância dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem do aluno e sobretudo no ensino da disciplina de ciências.
Resumo Inglês:
Teaching Science involves a series of scientific terms that often lead to difficulty during the process of assimilation and apprehension of contents bythe student, requiring the teacher to seek ways to make classes more attractive and understandable, using various pedagogical tools, among them are didactic-pedagogical games.This is because didactic games can achieve different purposes, linked to cognitive functions, processes related to the development of intelligence and personality, which are at the base of knowledge construction. This article aimed to develop and apply a didactic resource that helps students with difficulty in understanding some contents of the discipline of science.The paths covered by the research were basic research with a qualitative approach, as for technical procedures, field research was used with a bibliographical survey.It is considered that this research contributed to the understanding and importance of games for the student's teaching and learning process, and especially inthe teaching of science.