O violão de Heitor Villa-Lobos: entre a Belle Époque carioca e as rodas de choro
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ISSN: 1984-767X
Editor Chefe: Rangel Cerceau Netto
Início Publicação: 30/06/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar
O violão de Heitor Villa-Lobos: entre a Belle Époque carioca e as rodas de choro
Ano: 2013 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: L. Arcanjo Junior.
Autor Correspondente: L. Arcanjo Junior. | [email protected]
Autor Correspondente: L. Arcanjo Junior. | [email protected]
Palavras-chave: Villa - Lobos, modernismo , música
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Os diálogos musicais de Heitor Villa-Lobos conectam o compositor à s perspectivas modernistas com as quais o músico se identificou durante sua trajetória artÃstica: o modernismo musical carioca que apresenta como dois dos elementos centrais o choro e o samba, e o paulista caracterizado pela centralidade simbólica e estratégica da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar desta centralidade, sua música tomou significados culturais modernistas a partir da construção de suas redes de sociabilidades no espaço urbano “carioca†entre os anos de 1900 e 1922.