Ontologia e web semântica: o espaço da pesquisa em ciência da informação

PontodeAcesso

Endereço:
Avenida Reitor Miguel Calmon - s/n - Canela
Salvador / BA
40110100
Site: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/index
Telefone: (71) 3283-7758
ISSN: 1981-6766
Editor Chefe: Maria Isabel Sousa Barreira
Início Publicação: 10/06/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Ontologia e web semântica: o espaço da pesquisa em ciência da informação

Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: C. H. Marcondes, M. L de A. Campos
Autor Correspondente: C. H. Marcondes | [email protected]

Palavras-chave: Web semântica: ontologia, pesquisa em ciência da informação, modelização de domínios de conhecimento, processamento semântico de informações

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Discute o atual projeto Web Semântica, em especial as ontologias, a partir de uma trajetória retrospectiva que remota à invenção do computador e da sua influência no imaginário da sociedade contemporânea como uma máquina dotada de inteligência. As tendências, limitações e desafios atuais do projeto e dessa visão, segundo diferentes autores, são apresentados e discutidos. São identificadas possíveis áreas de atuação para a Ciência da Informação, em especial para a construção de ontologias, a partir sua trajetória de pesquisa em áreas como organização/modelização de domínios de conhecimento e processamento semântico de informações por computadores.



Resumo Inglês:

Discusses the Semantic Web project, in special ontology, from a viewpoint which traces back to the invention of computer and its influence in social imaginary as an intelligent machine. Project’s actual trends, limits and challenges of this vision, according to different authors, are presented and discussed. Possible areas where Information Science could act, mainly in ontology development, are identified, from its research experience in topics as knowledge organization/modeling and semantic processing of information by computers.