Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo

Momento

Endereço:
Av. Itália, s/n, Km 08 Campus Carreiros - Carreiros
Rio Grande / RS
96201-900
Site: https://periodicos.furg.br/momento/index
Telefone: (53) 9810-8442
ISSN: 2316-3100
Editor Chefe: Gabriela Medeiros Nogueira
Início Publicação: 30/07/1983
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo

Ano: 2017 | Volume: 26 | Número: 1
Autores: Vanessa Gonçalves Dias, Andréa wahlbrink Padilha, Conceição Paludo
Autor Correspondente: Vanessa Gonçalves Dias | [email protected]

Palavras-chave: Pesquisa-ação, alfabetização e letramento, formação de professores, acción de investigación, alfabetización, formación del professora

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.



Resumo Inglês:

A partir de los resultados de una investigación-acción desarrollado bajo el Proyecto de Investigación Observatorio de la Educación Rural/CAPES/INEP en su núcleo en el estado de Rio Grande do Sul, el artículo analiza los datos de la encuesta, que fue desarrollado en conjunto hay dos escuelas de la red municipal, ubicadas en la zona rural de Pelotas en el período 2011-2014. El trabajo tiene como eje central la discusión de la alfabetización y alfabetismo la formación del profesorado en el / en el campo de la educación. La recolección de datos incluyó entrevistas semiestructuradas, observación participante, el análisis de los diarios de campo. Es, al final, ya que el principal resultado de la investigación es la contribución de la (re) puso maestros como protagonistas de su quehacer pedagógico, y así ampliar su análisis de las condiciones de proceso de aprendizaje de los estudiantes.