O presente artigo apresenta algumas questões sobre o uso de documentos do trabalho teatral, em específico da iluminação cênica, como fonte para pesquisas no campo das artes cênicas, especialmente em história do espetáculo. Assim, a partir de um conjunto documental da luz cênica da montagem de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, pela companhia Os Comediantes (1943, 1944 e 1947), essas questões são apresentadas e exemplificadas em análises iniciais que explicitam quais são esses documentos e suas potencialidades. Com foco em três documentos principais – um texto datilografado da peça, sua primeira edição e o roteiro de operação de luz – expõem-se perspectivas de leitura da história desse trabalho teatral tão importante para nós.
This article presents several questions concerning the use of theatrical work documents, specifically focusing on stage lighting, as a source for research in the field of performing arts, especially in the history of theater. Thus, based on a collection of documents related to the stage lighting of the production of Vestido de noiva by Nelson Rodrigues, staged by Os Comediantes (1943, 1944, and 1947), these questions are introduced and illustrated through initial analyses that highlight what these documents are and their potential. With a focus on three primary documents – a typewritten script of the play, its first edition, and the lighting operation script – it presents various perspectives on the history of this significant theatrical work.
Este artículo presenta varias preguntas sobre el uso de documentos de trabajo teatral, centrándose específicamente en la iluminación escénica, como fuente de investigación en el campo de las artes escénicas, especialmente en la historia del teatro. Así, basado en una colección de documentos relacionados con la iluminación escénica de la producción de Vestido de noiva de Nelson Rodrigues, puesta en escena por Os Comediantes (1943, 1944 y 1947), se introducen estas preguntas e ilustran a través de análisis iniciales con el objetivo de destacar qué son estos documentos y su potencial. Con un enfoque en tres documentos principales: un guion mecanografiado de la obra, su primera edición y el guion de operación de iluminación, buscamos presentar diversas perspectivas sobre la historia de esta importante obra teatral.