Os fatores de risco para infecção no domicilio estudados pela análise de similitude.

Revista Prevenção de Infecção e Saúde

Endereço:
Prevenção e controle de Infecção em Serviços de Saúde (NUPCISS) - Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Enfermagem - Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Teresina / PI
64049-550
Site: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis/about/contact
Telefone: (86)3215-5565
ISSN: 2446-7901
Editor Chefe: Maria Eliete Batista Moura
Início Publicação: 31/12/2014
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

Os fatores de risco para infecção no domicilio estudados pela análise de similitude.

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Antonio Dean Barbosa Marques, July Grassiely de Oliveira Branco, Rochelle da Costa Cavalcante, Thays Rezende Lima, Karla Maria Carneiro Rolim, Rosendo Freitas de Amorim.
Autor Correspondente: Antonio Dean Barbosa Marques | [email protected]

Palavras-chave: infecção, enfermagem em saúde comunitária, saúde da família,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivo: identificar os fatores de risco associados à infecção domiciliar na perspectiva da análise de similitude. Metodologia: pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com equipes da Estratégia Saúde da Família em Unidades Básicas de Saúde de uma capital do Nordeste brasileiro. Para o processamento dos dados utilizou-se o software IRAMUTEQ. Os dados foram analisados pela análise de similitude. Resultados: na árvore de coocorrência, os resultados indicaram como riscos para a infecção comunitária na população: infecção adquirida na comunidade, 2 – condição da higiene na casa, 3 – educação na saúde com informação e prevenção. Conclusão: Refletir sobre a temática de Representações Sociais fatores de risco para infecção no domicilio elaboradas por profissionais da enfermagem, se torna um instrumento de combate e o controle das infecções no ambiente domiciliar. Descritores: infecção; enfermagem em saúde comunitária; Saúde da família.