Os jogos para computador e o ensino de História. Diálogos possíveis

Em Tempo de Historias

Endereço:
Universidade de Brasília - Departamento de Historia - - Programa de Pós-Graduação em História - ICC - Ala Norte - 1º andar - Sala 657.
Brasília / DF
70910900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos
Telefone: (61) 3107-7548
ISSN: 2316-1191
Editor Chefe: Artur Nogueira Santos e Costa
Início Publicação: 30/11/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História

Os jogos para computador e o ensino de História. Diálogos possíveis

Ano: 2008 | Volume: 1 | Número: 12

Palavras-chave: Jogos, Saber escolar, Ensino de História.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta discussão apresenta alguns resultados parciais da pesquisa: “Saber histórico
escolar e jogos eletrônicos: Stronghold e Age of Empires II como possibilidades didáticometodológicas no ensino de História”, desenvolvida no Departamento de História, Centro de
Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Edital PIC/2007). Neste projeto nos propomos a
investigar os jogos de computador que fazem uso de elementos relacionados à Idade Média
explorando, assim, possibilidades de articulações com a construção do saber histórico escolar.
Entendemos os jogos de computador como linguagens mediadoras do ensino de História, mas
principalmente, como produtos culturais que também produzem saberes sobre a História, no
sentido em que fazem circular representações sobre períodos históricos, (História Medieval,
neste caso) modos de vidas, relações, etc. Partindo dos referenciais teóricos dos campos
cultural e pedagógico, busca-se, nesta pesquisa, contribuir para a reflexão sobre os distintos
lugares sociais e culturais da construção do conhecimento histórico e também para a
construção de possibilidades metodológicas para o trabalho com jogos em sala de aula.



Resumo Inglês:

This discussion presents some partial results of the research “The school historical
knowledge and electronic games: Stronghold and Age of Empires II as didactic
methodological possibilities in history teaching”, developed in History department in the
Center of Human Sciences and Education/UDESC (Proclamation PIC/2007). In this project
we proposed a research in computer games with history elements related to middle age to
articulate possibilities to the construction of school historical knowledge. We understand
computer games as mediator of history language knowledge, mainly as culture products that
also produce historical knowledge in the sense of circulation of representations about history
period (in this case, Middle Age history), way of live, relations, etc. Taking reference in
culture and pedagogical knowledge, we search, with this work, build reflections to contribute
with school historical knowledge, as distinct social places and distinct culture. We also search
contributions in methodological possibilities to history teaching with games in the class room.