Este artigo busca analisar aspectos da obra Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum, com o intuito de elucidar a construção do enredo por meio da utilização da memória que articula três planos possÃveis de narrativa: a mÃtica, a histórico-social e a mÃtico-histórico pessoal. Esse processo tem como resultado a configuração de um texto marcado por dicção contemporânea, pelo rigor criativo e por certo lirismo, responsáveis pelo desenho do regionalismo revisitado que Tania Pellegrini e Alfredo Bosi atribuem ao fazer narrativo de Hatoum.
This article aims to analyze aspects of Orfãos do Eldorado (2008), by Milton Hatoum, to elucidate the plot construction by the use of memory, which articulates three narrative perspectives: the mythic, the social-historic and the mythic-social-personal. This process presents as a result a textual configuration marked by a contemporary diction, by the creative work and by a certain lyricism that allows us to say, as Tania Pellegrini and Alfredo Bosi, that there is a ‘revisitated’ regionalism in this author work.