Objetivamos investigar as formas de utilização da paisagem sonora no filme-ensaio Coração de cachorro (Laurie Anderson, 2015). Metodologicamente nos amparamos no procedimento da análise fílmica focada principalmente na banda sonora. Nosso problema de pesquisa dedica-se a questionar de que modo a paisagem sonora participa da elaboração de uma reflexão em desenvolvimento, intencionada pelos filmes-ensaio. A partir de tais discussões acerca do nosso corpus fílmico, consideramos que haja nos filmes-ensaio uma paisagem-sonora reflexiva, que tanto ampara e potencializa a voz-over em seu papel de concretizar o pensamento em curso, quanto se destoa dela para criar novas e mais complexas camadas de sentido.
We aim to investigate the ways of using the soundscape in the essay film Heart of a Dog (Laurie Anderson, 2015). Methodologically we rely on the procedure of the film-based analysis focused on the soundtrack. Our research problem is dedicated to questioning how the soundscape participates in the elaboration of a reflection in development, intended by the essay films. From such discussions about our film corpus, we consider that in the essay films there is a reflexive soundlandscape, which both supports and potentiates the voice-over in its role of concretizing the ongoing thought, as well as discarding it to create new and more complex layers of meaning.