PARA UMA DIDÁTICA DA IMPLICAÇÃO EM LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS: A FUNÇÃO DAS MARCAS DA SUBJETIVIDADE DO LEITOR

EntreLetras

Endereço:
Coordenação do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura. Rua Paraguai esq. c/Uxiramas, s/n. - Cimba
Araguaína / TO
77824-838
Site: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/about
Telefone: (63) 3416-5698
ISSN: 21793948
Editor Chefe: Cícero da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

PARA UMA DIDÁTICA DA IMPLICAÇÃO EM LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS: A FUNÇÃO DAS MARCAS DA SUBJETIVIDADE DO LEITOR

Ano: 2018 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: R. M. S. S. Xypas
Autor Correspondente: R. M. S. S. Xypas | [email protected]

Palavras-chave: didática da implicação na leitura, leitura subjetiva, marcas de subjetividade, releitura, texto literário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Contrariamente ao ensino tradicional de literatura que consiste em apresentar a história da literatura e resumos de obras literárias, uma nova corrente de pesquisa trabalha sobre uma didática da implicação do sujeito leitor (ROUXEL e LANGLADE, 2004). Mas como identificar essa implicação? Para responder a essa questão, nós nos valemos da subjetividade do leitor, tal como definida por Langlade. Esse artigo apresenta uma experiência de ensino com estudantes do PROFLETRAS-UFPE que consiste em promover uma didática da implicação do sujeito leitor na atividade de releitura da obra Como um romance, de Daniel Pennac.



Resumo Francês:

Contrairement à l’enseignement traditionnel de la littérature qui consiste à présenter l’histoire de la littérature et de résumés des œuvres littéraires, un nouveau courant de recherche travaille sur une didactique de l’implication du sujet lecteur ( ROUXE L e LANGLADE , 2004 ). Mais comment identifier cette implication ? Pour répondre à cette question, nous nous servirons des marqueurs de subjectivité du lecteur, tels définis par Langlade. Cet article présente une expérience d’enseignement avec des étudiants du PROFLETRAS - UFPE qui consiste à promouvoir une didactique de l’implication du sujet lecteur dans l’activité de relecture de l’œuvre Comme un roman de Daniel Pennac (1993) .