A criação musical, que há setenta anos estava restrita a músicos profissionais, é hoje acessível a amadores e crianças. Esta prática pode ser sua primeira experiência musical e a base de um processo educacional. O estudo de estratégias composicionais mostra que no centro do processo criativo encontra-se uma “ideia musical”. O que é uma “ideia musical”? Trata-se de uma singularidade sonora que atrai a atenção do músico e o incita a estendê-la. Para estender sua descoberta, ele a repete com variações. A ideia musical – que há um século era geralmente um tema ou um motivo – é, nos dias de hoje, geralmente uma sonoridade particular. No entanto, repetir e variar um som distinto é típico do comportamento de exploração sonora da primeira infância, algo conhecido como “reação circular”. Assim, desde a infância, é possível encorajar um comportamento de exploração que se torna invenção, uma vez que seja intencional. Tal comportamento pode ser enriquecido pela dimensão simbólica e, posteriormente, pelo gosto pela construção. A criança percorre diferentes formas de jogo, como analisado por Piaget: o jogo sensório-motor, o jogo simbólico e o jogo baseado em regras. O papel do educador é, então, estimular e guiar este desenvolvimento espontâneo, e alguns equipamentos podem ajuda-lo. Por volta de nove ou dez anos de idade, o computador é uma ferramenta conveniente para a composição.
Musical creation, which 70 years ago was practiced only by professional musicians, is today accessible to amateurs and children. It can be their first musical experience, and the basis of an education. Study of compositional strategies shows that at the heart of the creative process is a “musical idea”. What is a “musical idea”? It is an interesting sound which attracts the attention of the musician and makes him want to extend it. To extend the discovery, the composer repeats it with variations. The musical idea, which a century ago was usually a theme or motif, is today more commonly a particular sonority. Repeating a distinctive sound and varying it, however, is typical of the sound-exploration behavior of early childhood, known as “circular reaction”. Thus, from childhood, it is possible to encourage exploratory behavior, which becomes invention once it is intentional. This behavior can be enriched by the dimension of symbols and afterward by a taste for creating. The child goes through the different forms of game-playing, as analyzed by Piaget: the sensorimotor game, the symbolic game, and the rule-based game. The role of the educator is then to stimulate and guide this spontaneous development. Certain equipment can help. After the age of about 9 or 10, the computer is a suitable tool for composition. Keywords: Childhoo