Considerações teórico-práticas a respeito da performatividade ritual do/a xamã ameríndio/a e as possíveis aproximações com o campo expandido das artes cênicas, confrontando entendimentos sobre os conceitos: contemporâneo, modernidade e arcaico. Diálogo artístico-filosófico crítico entre as bases do pensamento ocidental de matriz kantiana e as metafísicas canibais sul-ameríndias. Aferições acerca das concepções sobre natureza, arte, estética da existência, representação, teatralidade, espetáculo, afeto, alteridade, corpo, cosmopolítica, espiritualidade e sonho.
Theoretical-practical considerations about the ritual performativity of the Amerindian shaman and the possible approximations with the expanded field of the performing arts, confronting understandings about the concepts: contemporary, modernity and archaic. Critical artistic-philosophical dialogue between the foundations of Western Kantian thought and the cannibalistic South American metaphysics. Measurements about conceptions about nature, art, aesthetics of existence, representation, theatricality, spectacle, affection, alterity, body, cosmopolitics, spirituality and dream.
Consideraciones teórico-prácticas sobre la performatividad ritual del chamán amerindio y las posibles aproximaciones con el campo ampliado de las artes escénicas, confrontando comprensiones sobre los conceptos: contemporáneo, modernidad y arcaico. Diálogo crítico artístico-filosófico entre los fundamentos del pensamiento occidental de matriz kantiana y la metafísica sudamericana caníbal. Mediciones sobre concepciones sobre la naturaleza, el arte, la estética de la existencia, la representación, la teatralidad, el espectáculo, el afecto, la alteridad, el cuerpo, la cosmopolítica, la espiritualidad y los sueños.