PLEA BARGAINING: O PERIGOSO CAMINHO EM DIREÇÃO AO ALARGAMENTO DAS PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO PENAL

Boletim IBCCRIM

Endereço:
Rua Onze de Agosto - Centro -
São Paulo / SP
01018-010
Site: https://www.ibccrim.org.br/publicacoes/pagina/2
Telefone: (11) 3111-1040
ISSN: 1676-3661
Editor Chefe: Fernando Gardinali
Início Publicação: 01/01/1993
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

PLEA BARGAINING: O PERIGOSO CAMINHO EM DIREÇÃO AO ALARGAMENTO DAS PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO PENAL

Ano: 2021 | Volume: Especial | Número: Especial
Autores: André Peixoto de Souza, Kauana Vieira da Rosa Kalache
Autor Correspondente: André Peixoto de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Negociação penal - Plea bargaining- Voluntariedade- Legalidade- Lei Anticrime.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto pretende analisar criticamente o instituto do plea bargaining, mais especificamente os problemas envolvendo critérios e procedimentos para o estabelecimento da negociação penal no sistema de justiça criminal, bem como o impacto social das negociações nas quais estão inseridas. Terá como referência o sistema de justiça norte-americano, que serviu de inspiração para o projeto nacional no que tange ao referido instituto. A análise se justifica, uma vez que o alargamento da esfera negocial penal no Brasil parece ser uma tendência imparável. A pesquisa se deu mediante o emprego do método de abordagem dedutiva e do método de procedimento sistêmico, auxiliado pela análise comparativa entre os sistemas de justiça norte-americano e brasileiro.



Resumo Inglês:

The text has the objective of critically analyzing the plea-bargaining’s practices, more specifically the issues regarding the lack of criteria and regulations when offering a deal, as well as the social impact of the negotiations in a democratic society. The North American justice system will be used as reference, since it has served as an inspiration to the Brazilian Project. The research is justified once criminal negotiation seems to be an unstoppable tendency in the Brazilian system.