A poesia de Jurandyr Bezerra: organização dos manuscritos inéditos de um poeta quase esquecido

Nova Revista Amazônica

Endereço:
Alameda Leandro Ribeiro, s/n, - Aldeia
Bragança / PA
68600000
Site: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/nra
Telefone: (91) 3425-1209
ISSN: 2318-1346
Editor Chefe: César Augusto Martins de Souza
Início Publicação: 01/01/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A poesia de Jurandyr Bezerra: organização dos manuscritos inéditos de um poeta quase esquecido

Ano: 2020 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Paulo Vieira
Autor Correspondente: P. Vieira | [email protected]

Palavras-chave: Jurandyr Bezerra, manuscritos, poesia inédita.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O poeta Jurandyr Bezerra, nascido em Belém do Pará em 1928, e radicado no Rio de Janeiro de 1960 até seu falecimento em 2012, publicou apenas um livro, Os limites do pássaro, em 1993. Jurandyr é o menos conhecido dentre os poetas modernos do Pará que consolidaram obras ao longo da segunda metade do século XX. Ainda assim, mereceu a atenção de leitores como Carlos Drummond de Andrade e Antônio Olinto que, em 1958, premiaram-lhe. No arquivo do paraense, permaneceram oito conjuntos de poemas inéditos – As águas de Mara, A lâmina convexa, Configurações, Superfície, O rio da minha aldeia, O signo transverso, A rosa de Jericó e outras notícias da morte e Sombra submersa: recordações da Amazônia –, manuscritos em que se distinguem os trajetos do processo criativo. O presente artigo apresenta resultados do processo de classificação e organização dos manuscritos e análise de poema, realizado no intuito de dar mostra da relevância da poesia inédita de um significativo poeta brasileiro do século XX, praticamente desconhecido.



Resumo Inglês:

The poet Jurandyr Bezerra, born in Belém do Pará in 1928 and living in Rio de Janeiro from 1960 until his death in 2012, published only one book, Os limites do pássaro, in 1993. Jurandyr is the least known among modern poets of the Pará that consolidated works throughout the second half of the twentieth century. Still, it received the attention of readers such as Carlos Drummond de Andrade and Antônio Olinto who, in 1958, awarded him. In the paraense archive, eight sets of unpublished poems remained – As águas de Mara, A lâmina convexa, Configurações, Superfície, O rio da minha aldeia, O signo transverso, A rosa de Jericó e outras notícias da morte e Sombra submersa: recordações da Amazônia – manuscripts distinguishing the paths of the creative process. This paper presents results of the process of classification and organization of manuscripts and poem analysis, designed to show the relevance of unpublished poetry by a significant Brazilian poet of the twentieth century, practically unknown.