O presente trabalho refere-se a uma proposta metodológica, com uso de um material didático em forma de jogo que foi pensado e elaborado durante a disciplina Práticas de Zoologia Aplicada à Educação Básica, associada ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e que por sua vez, é voltado para às ações dos professores, a fim de facilitar o aprendizado e a interação entre os alunos. Sabe-se que os jogos didáticos atualmente são vistos como uma prática de ensino presente em diferentes níveis escolares, visto que é método que facilita o aprendizado e a compreensão do conteúdo de uma forma lúdica, motivadora e divertida, o que possibilita uma maior relação dos conteúdos com a vida cotidiana. Diante de tais pressupostos, o presente trabalho, foi inspirado no conceito de pesquisa de desenvolvimento que ocorreu no período de novembro de 2016 a março de 2017, na UESB, campus de Vitória da Conquista, BA. Tudo teve início a partir de encontros ocorridos na Universidade e após uma visita a uma escola e conversas com alunos e professores, o tema Reino Animalia foi escolhido para a construção de um material didático. Desta forma, a criação do material didático em forma de jogo, surgiu com base no jogo eletrônico que se disseminou rapidamente pelo Brasil, o Pokémon Go. Assim, nasceu o Pokézoo, um jogo didático confeccionado para auxiliar o professor de Ciências e Biologia na abordagem dos filos do Reino Animalia. A partir da aplicação do jogo com os alunos, o professor será capaz de avaliar se o mesmo conseguiu atingir tais objetivos inicialmente propostos, e se o uso do jogo “Pokézoo” conseguiu proporcionar uma socialização dos conteúdos de zoologia satisfatória.