Política global, pós-colonialismo e estudos culturais

Revista Debates

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ISSN: 19825269
Editor Chefe: Marcello Baquero
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência política

Política global, pós-colonialismo e estudos culturais

Ano: 2021 | Volume: 15 | Número: 3
Autores: F. P. Mielniczuk
Autor Correspondente: F. P. Mielniczuk | [email protected]

Palavras-chave: pós-colonialismo, estudos culturais, análise de poder de Foucault

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é uma tentativa de pavimentar o caminho teórico para substituir a política pelo político. Depois de ilustrar como as principais teorias de RI reificam o Estado como a forma dominante de subjetividade, eu exploro a ontologia de poder compartilhada pelos críticos desse modo de representação por meio de uma leitura da "analítica do poder" de Foucault: a representação jurídico-discursiva do poder, que é atribuída aos estudiosos convencionais, se opõe à representação do poder como produtivo, que acredito que os teóricos críticos compartilham. Ao ler A ficção do Imperialismo de Darby e Orientalismo de Said por intermédio das categorias foucaultianas de estratégia e tática, tento ilustrar como a configuração do poder como produtivo pode ser empregada para desestabilizar a figuração jurídico-discursiva. Esta é uma maneira de localizar onde os estudos culturais e o pós-colonialismo encontram a política global.



Resumo Inglês:

This paper is an attempt to pave the theoretical way to substitute the political for politics. After illustrating how mainstream IR theories reify the State as the dominant form of subjectivity, I explore the power ontology shared by the critics of this mode of representation. In my view, this conception of power explains why critical theorists have a broader and richer perspective that serves their aim of rethinking the political. This new ontology is presented through a reading of Foucault’s analytics of power: the juridico-discursive representation of power, which is attributed to mainstream scholars, is opposed to the power-as-productive representation, which I believe critical theorists share. By reading Darby's The Fiction of Imperialism and Said's Orientalism through the foucauldian categories of strategy and tactics, I attempt to illustrate how the power-as-productive figuration can be deployed to destabilize the juridico-discursive one. This is one way of locating where cultural studies and postcolonialism meet global politics.



Resumo Espanhol:

Este artículo es un intento de allanar el camino teórico para reemplazar la política por la política. Después de ilustrar cómo las principales teorías de las RI cosifican al estado como la forma dominante de subjetividad, exploro la ontología del poder compartida por los críticos de este modo de representación a través de una lectura de la "analítica del poder" de Foucault: la representación legal. La visión discursiva del poder, que se atribuye a los estudiosos convencionales, se opone a la representación del poder como productivo, que creo que comparten los teóricos críticos. Al leer La ficción del imperialismo de Darby y el orientalismo de Said a través de las categorías de estrategia y táctica de Foucault, trato de ilustrar cómo la configuración del poder como productivo puede usarse para desestabilizar la figuración legal-discursiva. Ésta es una forma de ubicar dónde los estudios culturales y el poscolonialismo se encuentran con la política global.