Práticas de manejo e conservação do solo da cultura cafeeira na bacia hidrográfica do Riacho Água Fria, Barra do Choça – Bahia.

Revista de Geociências do Nordeste

Endereço:
Rua José Gregório - Penedo
Caicó / RN
59300000
Site: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/index
Telefone: (84) 9603-8104
ISSN: 2447-3359
Editor Chefe: Marco Túlio Mendonça Diniz
Início Publicação: 30/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geociências, Área de Estudo: Geografia

Práticas de manejo e conservação do solo da cultura cafeeira na bacia hidrográfica do Riacho Água Fria, Barra do Choça – Bahia.

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: Especial
Autores: B. S. Soares, E. M. Lima, M. R. Maia, G. S. P. Silveira
Autor Correspondente: B. S. Soares | [email protected]

Palavras-chave: Práticas conservacionistas, bacia hidrográfica, agricultura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Bacia hidrográfica do Riacho Água Fria, está localizada no município de Barra do Choça, possuindo uma área de 125 km². A cafeicultura é uma importante atividade agrícola desenvolvida na bacia. O presente trabalho teve como finalidade, principal, avaliar as práticas de manejo e conservação do solo na cultura cafeeira na bacia. A pesquisa de campo constou do levantamento da eficácia das práticas conservacionistas, através do preenchimento de uma matriz de campo, como também a aplicação de questionários junto aos produtores rurais. O trabalho de gabinete abrangeu os trabalhos teóricos e a sistematização e análise do dados e informações de campo. Como resultados o trabalho aponta que as práticas de manejo e conservação dos solos têm permitido o equilíbrio dos sistemas socioambientais, contribuindo para a manutenção de uma elevada capacidade hídrica da bacia e do Sistema Água Fria de abastecimento urbano. No entanto, vários são os pontos isolados em que foram constatadas diversas situações de conflitos entre o potencial de uso e o uso efetivo dos solos na bacia, podendo contribuir significativamente para uma situação de ameaça do seu potencial ambiental.