PRODUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NO DOCUMENTÁRIO “ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO”

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

PRODUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NO DOCUMENTÁRIO “ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO”

Ano: 2020 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: M. S. F. Júnior, P. M. M. Desidério
Autor Correspondente: M. S. F. Júnior | [email protected]

Palavras-chave: Filme Araguaia Campo Sagrado, Guerrilha do Araguaia, narrativas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo procurou, a partir do filme “Araguaia: Campo Sagrado” (2011) realizar uma hermenêutica das narrativas dos atores sociais – camponeses – com o enfoque da produção da memória sobre a Guerrilha do Araguaia. Para elaboração da pesquisa, foi necessária a abordagem sobre a memória trabalhada por Le Goff (2011) e Pollak (1989) para que se tenha uma perspectiva sobre a memória coletiva produzida. Utilizando-se da hermenêutica proposta por Gadamer (1999) buscou compreender essas narrativas falas dos sujeitos presentes no filme, tentando entende-las inclusive na perspectiva contemporânea. Problematizou a opressão aos camponeses e guerrilheiros na região de Xambioá e povoados às margens do Rio Araguaia no Tocantins e no Pará, durante o confronto da Guerrilha do Araguaia. As memórias então produzidas são de medo, sofrimento e aversão ao regime instalado na época, bem como se depreende das falas dos sujeitos sociais entrevistados, que ainda traumas que foram vivenciados.



Resumo Inglês:

From Araguaia: Campo Sagrado (2011), this article sought to carry out a hermeneutic of the narratives of the social actors - peasants - with the focus of the production of memory on the Araguaia Guerrilla. For the elaboration of the research, it was necessary to approach the memory worked by Le Goff (2011) and Pollak (1989) to have a perspective on the collective memory produced. Using the hermeneutics proposed by Gadamer (1999) sought to understand these narratives talks about the subjects present in the film, trying to understand them even in the contemporary perspective. He problematized the oppression of peasants and guerrillas in the region of Xambioá and settlements on the Araguaia River in Tocantins and Pará during the confrontation of the Araguaia Guerrilla. The memories then produced are fear, suffering and aversion to the regime installed at the time, as well as from the speeches of the social subjects interviewed, which are still traumas that have been experienced.



Resumo Espanhol:

Este artículo buscó, a partir de la película "Araguaia: Campo Sagrado" (2011) realizar una hermenéutica de las narrativas de los actores sociales - campesinos - con el enfoque de la producción de la memoria sobre la Guerrilla del Araguaia. Para la elaboración de la investigación, fue necesario el abordaje sobre la memoria trabajada por Le Goff (2011) y Pollak (1989) para que se tenga una perspectiva sobre la memoria colectiva producida. En el caso de la hermenéutica propuesta por Gadamer (1999) buscó comprender estas narrativas de los sujetos presentes en la p elícula, intentando entenderlas incluso en la perspectiva contemporánea. En el marco de la confrontación de la guerrilla del Araguaia, se planteó la opresión a los campesinos y guerrilleros en la región de Xambioá y poblados a orillas del río Araguaia en T ocantins y en Pará. Las memorias entonces producidas son de miedo, sufrimiento y aversión al régimen instalado en la época, así como se desprende de las palabras de los sujetos sociales entrevistados, que aún traumas que fueron vivenciados.