Este artigo trata dos agenciamentos de cura de um terreiro de matriz bantu, o Centro Espírita São Sebastião. Realizamos este trabalho no objetivo de apreender um pouco da dinâmica dessa tradição religiosa, enfocando a agência dos guias espirituais chamados de pretos velhos, considerados no contexto umbandista como os mentores e principais agentes de cura dos terreiros. As comunidades de terreiro são centros religiosos que prestam o acolhimento e cuidados aos que necessitam, sendo os pretos velhos agentes que ensejam essas habilidades, próprias à matriz religiosa bantu. Lançando mão de um sincrético conhecimento terapêutico e religioso, esses guias orientam, sabem ouvir e compreender as dores humanas, tratando o outro em sua condição, buscando a cura de maneira conjunta.
This article focuses on the healing agencies within the context of a Bantu matrix religious centre – called “terreiro” – the Centro Espírita São Sebastião. In this text, we describe the dynamics of this religious tradition by focusing on the agency of its primary healing agents, the spiritual guides called pretos velhos, who are the mentors and the main healing agents of the terreiros in Umbanda. The terreiros are communitarian religious centers that provide shelter and health care for those in need. In this context, the pretos velhos are the agents who detain abilities that are characteristic of this religious matrix. Employing a diverse religious and therapeutic knowledge, they act as guides, listening, comprehending and accepting the human afflictions, treating others in his condition, seeking healing together.
Este artículo se centra en las agencias de curación dentro del contexto de una comunidad religiosa de tradición bantu, el Centro Espiritista São Sebastião. A lo largo de este trabajo, buscamos tratar de la dinámica de esta tradición religiosa, con enfoque a la agencia de los guías espirituales conocidos como pretos velhos, los mentores y principales agentes de curación de los terreros en umbanda. Los terreros son centros religiosos comunitarios que proporcionan cuidados espirituales y terapéuticos a las personas necesitadas, y los pretos velhos son los agentes responsables que reúnen a estas características, conocidas como los principios de esta matriz religiosa bantu. Haciendo uso de un conocimiento terapéutico y religioso sincrético, estas guías espirituales orientan, saben escuchar y comprender las aflicciones humanas, tratando al otro en su condición, buscando curarse juntos.