O presente artigo tem como objetivo discutir sobre os possíveis fundamentos epistemológicos das percepções místicas e da própria crença em Deus oriundas da perspectiva do pentecostalismo protestante. Afim de atingir tal finalidade será feita inicialmente uma apresentação panorâmica dos principais quadros hb/epistemológicos considerando da Antiguidade até a contemporaneidade, depois será dado ênfase ao experencialismo epistemológico defendido pelo filósofo analítico da religião William Alston. Far-se-á então uma tentativa de aproximação entre as teses propostas por Alston para uma epistemologia religiosa e as práticas místicas desenvolvidas no pentecostalismo, ressaltando-se que aquilo que o filósofo americano propõe argumentativamente os cristãos pentecostais o fazem intuitivamente. Finalmente defender-se-á que as práticas místico-religiosas, sem fundamentação consciente, realizadas pelos adeptos do pentecostalismo podem ser consideradas como mecanismos válidos tanto para a fundamentação das crenças místicas e como prova da própria percepção da divindade.
Este artículo tiene como objetivo discutir los posibles fundamentos epistemológicos de las percepciones místicas y de la propia creencia en Dios que vienen desde la perspectiva del pentecostalismo protestante. Para lograr este propósito se realizará inicialmente una presentación general de los principales marcos epistemológicos, considerando la antigüedad hasta la época contemporánea, a continuación, se le dará énfasis a la experencialismo epistemológico defendido por el filósofo analítico de la religión William Alston. Lejos será entonces un intento de acercamiento entre las tesis propuestas por Alston para una epistemología religiosa y las prácticas místicas desarrollado en el pentecostalismo, resaltando que aquello que el filósofo estadounidense propone argumentativamente los cristianos pentecostales hacen intuitivamente. Finalmente defenderá que las prácticas místico-religioso, sin razonamiento consciente, hechos por los adeptos del pentecostalismo pueden considerarse como mecanismos válidos tanto por razones de creencias místicas y como prueba de la propia percepción de la divinidad.