REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA: Na prática da educação física escolar: a concepção da cultura corporal aliada à teoria sócio-histórica—uma possibilidade.

Revista Espaço

Endereço:
DIESP - Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro – RJ, - Sala 309 - Laranjeiras
Rio de Janeiro / RJ
22240-003
Site: http://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/index
Telefone: (21) 2285-7546
ISSN: 25256203
Editor Chefe: Wilma Favorito
Início Publicação: 31/12/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA: Na prática da educação física escolar: a concepção da cultura corporal aliada à teoria sócio-histórica—uma possibilidade.

Ano: 1999 | Volume: Especial | Número: 11
Autores: Carmen Barbosa Capitoni.
Autor Correspondente: Carmen Barbosa Capitoni. | [email protected]

Palavras-chave: Educação de Surdos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este relato de experiência objetiva tecer algumas considerações a respeito da proposta de trabalho realizada no Colégio de Aplicação do INES,com criançasdo CA. à 4º série do ensino fundamental. Apresentando como viés norteador de sua prática, a concepção da cultura corporal aliada à Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, cujos pressupostos servem de suporte para o estabelecimento de procedimentos e estratégias concernentes ao processo ensino-aprendizado-desenvolvimento. Essa proposta, que teve início no ano de 1995, fundamenta sua justificativa,sobretudo,na mudança da concepção teórico-prática adotada anteriormente, que tinha como principal referência para sua prática somente os esportes,concebendo assim a educação física escolar de forma reducionista a desportivização, para a  concepção da Cultura Corporalaliada à Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. A primeira diz respeito a uma educação física que reforçava o dualismo corpo/mente,isto porque,até então,entendia o corpo como sendo somente biológico,buscando, desta forma,o movimento mecanizado ,adestrado,condicionado,—a performance—, aquele que apenas obedece e cumpre as regras. Na segunda,a educação física passa a considerar a totalidade do sujeito,buscando sua própria integração, o que efetivamente demandou um outro planejamento,que contribuísse de fato como desenvolvimento das potencialidades do sujeito.Para isso,se fizeram necessárias diferentes estratégias e reformulações dos conteúdos,coerentes com as especificidades da criança surda e seu contexto sócio-histórico-cultural. Nessa perspectiva,a educação física escolar trata de possibilidades concretas de uma prática direcionada ao desenvolvimento do corpo-movimento contextualizado, com sentidos próprios do sujeito e significações sociais.O corpo-movimento do sujeito cria-tivo, interativo,crítico,autônomo,não do movimento adestrado,descontextualizado,mas daquele que é integrado a totalidade do sujeito e sua integridade pessoal.Portanto,o corpo-movimento humano visto também na sua dimensão histórica,social,psicológica,estética,ética e cultural,não apenas física.