A regulação, diversificação e investimentos no exterior – impactos na eficiência da gestão dos investimentos dos fundos de pensão brasileiros sob a ótica da teoria do portfólio.

Brazilian Business Review

Endereço:
AVENIDA FERNANDO FERRARI, 1358
Vitória / ES
29705-505
Site: http://bbronline.com.br/index.php/bbr/index
Telefone: (27) 4009-4444
ISSN: 1807-734X
Editor Chefe: Fabio Motoki
Início Publicação: 01/01/2004
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Economia

A regulação, diversificação e investimentos no exterior – impactos na eficiência da gestão dos investimentos dos fundos de pensão brasileiros sob a ótica da teoria do portfólio.

Ano: 2011 | Volume: 8 | Número: 4
Autores: L. P. S. Silva, M. R. G. Oliveira
Autor Correspondente: L. P. S. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Fronteira eficiente; teoria de portfólio de Markowitz; investimentos no exterior; fundos de pensão brasileiros.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho procura explorar, sob a ótica da teoria de portfólio, os efeitos da diversificação dos ativos para os fundos de pensão brasileiros em função de quatro cenários factíveis para taxas de juros reais no Brasil, bem como, identificar as implicações para uma alocação mais eficiente, incluindo ou não investimento no exterior, em função das limitações impostas pela regulamentação em vigor. Os resultados das simulações mostraram que a imposição de limites para alocação não só restringe a fronteira eficiente como a desloca para direita. Logo, a diversificação além dos limites permitidos pela legislação melhora a eficiência da alocação (reduzindo o risco), sendo tal comportamento acentuado com a inclusão de investimentos no exterior. Por fim o trabalho forneceu evidências que, tecnicamente, em qualquer cenário os fundos de pensão brasileiros podem melhorar ainda mais a eficiência na alocação dos recursos; sobretudo no cenário de estabilidade, com taxas de juros reais em torno de 4% ao ano, é imprescindível a alocação em ativos alternativos incluindo investimentos no exterior.