O presente artigo corresponde aos resultados parciais da Pesquisa de Iniciação Científica (IC) intitulada “A armadilha está pronta: Big Brother Brasil 21 e a espetacularização das relações étnico-raciais”, cuja proposta é valorizar a TV como fonte histórica e problematizar a narrativa construída pela Rede Globo de Televisão acerca da presença negra e das relações étnico-raciais veiculadas na edição do BBB 21. Então, neste texto analisa-se especificamente como as representações da participante Lumena Aleluia e do participante Gilberto Nogueira, construídas pela edição oficial do programa, estão intrinsecamente relacionadas ao racismo estrutural. Para tanto, em termos metodológicos, recorre-se à produção e sistematização de fichas de decupagem dos episódios do reality show disponíveis no veículo de transmissão da Globoplay.
Este artículo corresponde a los resultados parciales de la investigación de iniciación científica titulada “La trampa está lista: Gran Hermano Brasil 21 y la espectacularización de las relaciones étnico-raciales”, cuya propuesta es valorizar la TV como fuente histórica y problematizar la narrativa construida por Rede Globo de Televisión sobre la presencia negra y las relaciones étnico-raciales transmitidas en la edición de BBB 21. Así, este texto analiza específicamente cómo las representaciones de la participante Lumena Aleluia y el participante Gilberto Nogueira, construidas por la edición oficial del programa, están intrínsecamente relacionados con el racismo estructural. Por lo tanto, en términos metodológicos, recurrimos a la producción y sistematización de láminas de decoupage de los episodios del reality show disponibles en Globoplay.