Ressonância do fantástico na América Latina: a construção da realidade meta-empírica no filma "O labirinto do Fauno"

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Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Ressonância do fantástico na América Latina: a construção da realidade meta-empírica no filma "O labirinto do Fauno"

Ano: 2013 | Volume: 9 | Número: 17
Autores: Calisto Ribeiro dos Santos, Marília Costa Mattos
Autor Correspondente: C. R. dos Santos, M. C. Mattos | [email protected]

Palavras-chave: análise fílmica, narratologia, crítica Literária estrutural, guerra civil espanhola, realidade meta-empírica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A finalidade desta comunicação é analisar a construção da realidade meta-empírica na obra cinematográfica O Labirinto do Fauno, dirigida pelo cineasta mexicano Guillermo del Toro, realidade esta possibilitada pelo diálogo com os postulados da Crítica Literária Estrutural introduzidos por Tzvetan Todorov acerca de elementos do discurso literário e pelo antropólogo estruturalista Joseph Campbell. Este ao abordar na Narratologia a tese do Monomito, propõe um modelo comum – em maior ou menor grau – a todas as narrativas prémodernas. Paradigma também adotado pelo filme que, devido ao enfoque em fragmentos da Guerra civil espanhola, possibilita uma percepção estética da mesma, a partir do gênero fantástico ou metaempírico cuja relevância nas últimas décadas do século XX fez desse gênero um tópico relevante na discussão dos novos rumos da literatura contemporânea.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to analyze the construction of the meta-empirical reality in cinematographic work Pan's Labyrinth, directed by Mexican filmmaker Guillermo del Toro, this reality made possible through dialogue with the postulates of Structural Literary Criticism, introduced by Tzvetan Todorov about elements of the literary discourse and for the structuralist anthropologist Joseph Campbell. This approach to the thesis of the Narratology Monomyth, proposes a common model – in a greater or smaller degree – to all pre-modern narratives. This paradigm also adopted by the film that, to the focus on fragments of the Spanish Civil War, provides an esthetic perception of It from the fantastic genre or meta-empirical.