REVISTA DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2008 A 2012

Revista Metropolitana de Sustentabilidade

Endereço:
Endereço: Rua Taguá, 150 - LIBERDADE
São Paulo / SP
1508010
Site: http://www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/index
Telefone: (11) 9985-1424
ISSN: 23183233
Editor Chefe: Elza Fátima Rosa Veloso
Início Publicação: 31/08/2011
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Turismo

REVISTA DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2008 A 2012

Ano: 2015 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: R. Corrêa, H. C. M. Ribeiro, J. M. Bernadelli Junior, M. S. Ruiz
Autor Correspondente: R. Corrêa | [email protected]

Palavras-chave: produção acadêmica, socioambiental, revista desenvolvimento e meio ambiente, pesquisa bibliométrica, rede social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho foi identificar a evolução da produção acadêmica de temas socioambientais da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, através da verificação dos artigos socializados no período de 2008 a 2012. Realizou-se um estudo de natureza descritiva e abordagem bibliométrico - quantitativa, a pesquisa identificou nas publicações, a autoria, o número de autores em cada artigo, as Instituições de Ensino Superior (IESs), a frequência das palavras-chave, a evolução das publicações, redes de países, e os temas abordados. Foram analisados 110 artigos cujas publicações envolveram 198 pesquisadores. Neste contexto, os três autores que mais publicaram foram: Sampaio, Walker e Fernandes. Observou-se que nos 5 anos analisados, o periódico registrou uma rede de cooperação em pesquisa entre 88 IESs, tendo em destaque a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com dez artigos publicados, seguida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como esta revista é uma publicação da UFPR, verificou-se também que esta universidade tem um papel central como nucleadora de uma rede de publicação com outras dez universidades. Pode se concluir que a revista em questão, estimulada por redes de cooperação entre instituições e autores brasileiros e estrangeiros, vem se consolidando como um periódico que socializa a publicação de temas socioambientais relevantes na atualidade situados na interface entre desenvolvimento e meio ambiente.