A Revista Instrumento consolida-se como um importante veÃculo de difusão da pesquisa educacional produzida no Brasil. Qualificada como B3 na avaliação QUALIS de periódicos da CAPES na área de Educação, relativa ao triênio 2007-2009, tal qualificação é resultado de trabalho conjunto da Comissão Editorial, Conselho de Pareceristas e autores, que colaboraram durante os anos de 2008 e 2009 para que nossa Revista pudesse progredir em qualidade e reforçar nosso compromisso em estabelecer um diálogo entre diferentes campos da Educação.
O conjunto de artigos apresentados neste volume não possui as mesmas matrizes teóricas e as mesmas explicações sobre os fenômenos educacionais. No entanto, expressam a multiplicidade de perspectivas teóricas que o campo educacional brasileiro oferece para que a escola possa enfrentar os desafios que a ela são colocados.
É esta a contribuição da Revista Instrumento aos leitores: possibilitar sempre a discussão e o debate acadêmico sobre as questões inerentes a educação.