Com o objetivo de compreender as razões subjacentes à utilização de
imagens de mulheres altamente estereotipadas e aviltantes que geralmente
aparecem em propagandas de moda, a autora estudou a produção de imagens de
moda feitas para as campanhas publicitárias de duas empresas italianas de moda,
localizadas em Milão. O estudo mostrou que padrões estéticos e estilos artÃsticos
contemporâneos foram os fatores de maior influência no trabalho dos criadores
destas imagens. A equipe de uma das empresas mostrou-se muito consciente do
grande poder de influência das suas imagens sobre o público e, de maneira geral, as
mulheres das fotos se assemelhavam à mulheres comuns. Já a equipe da segunda
empresa não tinha como objetivo retratar o mundo real das consumidoras e não
levou em consideração o poder de influência que exerce na imagem que a
consumidora tem a respeito de si própria. Na sua objetificação das mulheres, as
imagens promoviam o conceito do olhar masculino. Um grupo de mulheres de
Lucia Ruggerone | A simulação (fictÃcia) do corpo: a produção de imagens da mulher na fotografia de
moda
IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte – São Paulo v.2 n. 1 set./dez. 2009 – Artigo 2 28
diferentes faixas etárias foi entrevistado quanto as suas reações a estas imagens.
Elas identificaram as fotografias da primeira empresa como sendo respeitosas dos
papéis desempenhados pelas mulheres, enquanto que suas reações às fotografias
mais esteriotipadas, produzidas pela segunda empresa, foram altamente negativas.