Tomando como objeto de estudo o longa-metragem Titane (2021) - ganhador da palma de ouro no Festival de Cannes 2021 - buscamos compreender determinados mecanismos discursivos da película a partir da narrativa das personagens Alexia e Vincent. Neste contexto, damos atenção especial para como o filme utiliza estas duas figuras para apresentar metaforicamente algumas reconfigurações humano-tecnológicas que experienciamos na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos preceitos da análise de discurso de linha francesa sempre preocupados com o contexto sócio-histórico no qual o filme foi lançado. Embasados por Baccega (2007), Bakhtin (1998; 2003), Gregolin (2005; 2007), Orlandi (1999), Haraway (1995; 2013), Sibilia (2002; 2006) e Simondon (2008) buscamos, com este trabalho, estabelecer uma possível aproximação entre as áreas da tecnologia, entretenimento, comunicação.
Taking as an object of study the feature film Titane(2021) -winner of the Palme d'Or at the 2021 Cannes Film Festival -we seek to understand certain discursive mechanisms of the film from the narrative of the characters Alexia and Vincent. In this context, we pay special attention to how the film uses these two figures to metaphorically present some human-technological reconfigurations that we experience in contemporary times. To do so, we use precepts of French discourse analysis, always concerned with the socio-historical context in which the film was released. Based on Baccega (2007), Bakhtin (1998; 2003), Gregolin (2005; 2007), Orlandi (1999), Haraway (1995; 2013), Sibilia (2002; 2006) and Simondon (2008) we seek, with this work, to establish a possible approximation between the areas of technology, entertainment, communication.
Tomando como objeto de estudio el largometraje Titane (2021) -ganador de la Palma de Oro en elFestival de Cine de Cannes 2021-buscamos comprender ciertos mecanismos discursivos del filme a partir de la narrativa de los personajes Alexia y Vincent. En este contexto, prestamos especial atención a cómo la película utiliza estas dos figuras para presentar metafóricamente algunas reconfiguraciones humano-tecnológicas que vivimos en la contemporaneidad. Para ello, utilizamos preceptos del análisis del discurso francés, siempre preocupados por el contexto sociohistórico en el que se estrenó la película. Con base en Baccega (2007), Bakhtin (1998; 2003), Gregolin (2005; 2007), Orlandi (1999), Haraway (1995; 2013), Sibilia (2002; 2006) y Simondon (2008) buscamos, con este trabajo, para establecer una posible aproximación entre las áreas de tecnología, entretenimiento, comunicación.