O conceito de ícone se tornou muito conhecido no campo da comunicação, pois ele diz respeito ao modo de representação das qualidades. No entanto, na teoria semiótica peirceana o conceito de ícone apresenta muitas facetas. O objetivo desse artigo é apresentar as subdivisões do ícone dentro do contexto da obra de C. S. Peirce e desenvolvê-los a partir do desenvolvimento da semiótica, mais especificamente, dos sistemas de classes de signos na obra deste mesmo autor. Serão apresentadas propostas para relacionar o conceito de ícone puro e a subdivisão dos hipoícones aos sistemas de 10 e 66 classes de signos.
The icon subdivision and C. S. Peirce’s systems of sign classes: an inquiry about the representing modes of qualities. The concept of icon has become well known in the communication studies. Icons signify in virtue of qualities of the signs. In C. S. Peirce’s theory of signs the concept of icon has many facets. The paper discusses Peirce’s subdivisions of the icon and their development in the course of Peirce’s writings, especially with respect to the development of his system of sign classes. It relates the concept of the pure icon and Peirce’s subdivision of the hypoicons to his system of ten and sixty-six sign classes.