Tap The Tap: um estudo de caso de advergame brasileiro

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Tap The Tap: um estudo de caso de advergame brasileiro

Ano: 2019 | Volume: 10 | Número: 3
Autores: V. MASTROCOLA, C. R. GIMENES DAS NEVES
Autor Correspondente: V. MASTROCOLA | [email protected]

Palavras-chave: advergame; promoção; marketing; comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O neologismo advergame surge da junção das palavras advertise e game. Entendido como uma estratégia promocional que utiliza jogos (sobretudo digitais) como ferramenta de comunicação e marketing, tal prática vem ganhando força no mercado publicitário e variadas marcas estão utilizando-a para divulgar produtos e serviços. Nesse artigo vamos analisar o advergame digital Tap The Tap criado especialmente para os propósitos deste trabalho. O jogo em questão foi desenvolvido em agosto de 2019 para a cervejaria Let’s Beer da cidade de São Paulo com a finalidade de observar como um game dessa categoria pode promover o consumo de um produto impactando em um resultado de vendas. Discutiremos neste texto aspectos da cultura promocional presentes na contemporaneidade, a utilização cada vez mais ampla de games em áreas para além do entretenimento, algumas definições e características do termo advergame, o processo de produção do jogo Tap The Tap e, por fim, alguns resultados gerados pelo game durante a semana que ele foi lançado junto à cervejaria Let’s Beer.



Resumo Inglês:

The “advergame” neologism comes from the combination of the words “advertise” and “game”. Understood as a promotional strategy that uses games (especially digital ones) as a communication and marketing tool, such practice has been gaining strength on the advertising market, as many brands are using it to promote products and services. In this article, we will analyze the digital advergame Tap the Tap, created especially for the purposes of this work. This game was developed in August 2019 for Let’s Beer brewery, from São Paulo, with the intention of observing how a game in this category could promote the consumption of a product, making an impact on its sales result. We will discuss the aspects of the contemporary promotional culture, the ever-increasing use of games in areas that go beyond entertainment, some definitions and characteristics of the term advergame, the production process of Tap the Tap, and, finally, some results generated by the game on the week it was released along with Let’s Beer brewery.