UM CAMINHO SINODAL: ECLESIOLOGIA NA PRELAZIA DO XINGU E SUA PRÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Perspectiva Teológica

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ISSN: 2176-8757
Editor Chefe: Francisco das Chagas de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/1968
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

UM CAMINHO SINODAL: ECLESIOLOGIA NA PRELAZIA DO XINGU E SUA PRÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Ano: 2022 | Volume: 54 | Número: 2
Autores: Sílvio Marques Sousa Santos, Elimar Pinheiro do Nascimento, Terezinha de Jesus Pinto Fraxe
Autor Correspondente: Sílvio Marques Sousa Santos | [email protected]

Palavras-chave: Igreja Católica. Sinodalidade. Amazônia. Conflitos socioambientais. Belo Monte.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

RESUMO: Neste artigo, o objetivo é apresentar o caminho sinodal, o qual faz da Prelazia do Xingu uma atriz relevante política e socioambiental no conflito socioambiental causado pelo projeto da hidrelétrica de Belo Monte em Altamira no Pará. A fundamentação teórica, à luz da sinodalidade, relê a eclesiologia do Concilio Vaticano II e sua recepção nas conferências do CELAM, nas Assembleias dos bispos na Amazônia e nas assembleias prelatícias. O método foi a análise de conteúdo que dispõe de elementos diacrônicos para a crítica dos diversos níveis da estrutura eclesial e sincrônicos para exame doutrinal à luz dos documentos eclesiais e fontes próprias da pesquisa como as entrevistas. Os resultados da análise permitem a compreensão da relevância social e política da ação evangelizadora da Prelazia do Xingu, da década de 70 até os dias atuais, como fruto de uma Igreja essencialmente sinodal.



Resumo Inglês:

ABSTRACT: This article aims to present the synodal path taken by the Prelacy of Xingu, a relevant political and socio-environmental actor in the socio-environmental conflict caused by the Belo Monte hydroelectric project in Altamira, Pará. In the light of synodality, the theoretical foundation reviews the ecclesiology of the Second Vatican Council and its reception in the CELAM conferences, in the Assemblies of Bishops for the Amazon and in the assemblies of prelates. The method adopted was that of analysis of content where diachronic elements supported the criticism of the different levels of ecclesial structure, and synchronic elements allowed for a doctrinal examination based on ecclesial documents and research sources such as interviews. The results of the analysis provide understanding of the social and political relevance