Um fim de tarde, uma praça, um espetáculo: uma leitura dos aspectos dramatúrgicos no teatro de rua

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Um fim de tarde, uma praça, um espetáculo: uma leitura dos aspectos dramatúrgicos no teatro de rua

Ano: 2023 | Volume: 4 | Número: 49
Autores: Michelle Nascimento Cabral, Cleyton de Sousa Braga
Autor Correspondente: Michelle Nascimento Cabral | [email protected]

Palavras-chave: teatro de rua, espaços públicos, ocupações cênicas, Espetáculo Final da Tarde, dramaturgia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O teatro de rua é o objeto de análise neste trabalho. Deste modo, na intenção de pensarmos sobre alguns aspectos dramatúrgicos das ocupações cênicas no espaço público, ele assume como objetivo principal fazer considerações a respeito do teatro de rua como instrumento de reflexão. Para isso, partimos da observação do espetáculo Final da Tarde, do Grupo Teatro de Caretas, ponderando relações dessa modalidade teatral com os ambientes da cidade. Nossa base teórica está, principalmente, nos textos “Reflexões sobre o conceito de teatro de rua”, de André Carreira (Teatro de rua); “Relatos de espaço”, de Michel de Certeau (A invenção do cotidiano) e “Final da tarde”, da atriz Vanéssia Gomes (Cicatriz).



Resumo Inglês:

Street theater is the object of analysis in this work. By this way, with the intention of thinking aboutdramaturgical aspects of scenic occupations in public space, it assumes that the main objective is to make some considerations about street theater as an instrument of reflection. About this, we start observating the show Final da Tarde, by Grupo Teatro de Caretas, pondering relations of this theatrical modality with the city environments. Our theory base is mainly found in the texts “Reflexões sobre o conceito de teatro de rua”, from the André Carreira (Teatro de rua); “Relatos de espaço”, by Michel de Certeau (A invenção do cotidiano); and “Final da Tarde”, by actress Vanéssia Gomes (Cicatriz).



Resumo Espanhol:

El teatro de calle es objeto de análisis en este trabajo. Así, con la intención de pensar aspectos dramatúrgicos de las ocupaciones escénicas en el espacio público, tiene como objetivo hacer algunas consideraciones sobre el teatro de calle como instrumento de reflexión. Para eso, partimos de la observación del espectáculo Final da Tarde, del Grupo Teatro de Caretas, reflexionando sobre las relaciones de esta modalidad teatral con los ambientes de la ciudad. Nuestra base teórica se encuentra principalmente en los textos “Reflexões sobre o conceito de teatro de rua”, de André Carreira (Teatro de rua); “Relatos de espaço”, de Michel de Certeau (A invenção do cotidiano); y “Final da tarde”, de la actriz Vanéssia Gomes (Cicatriz).