Uso de metodologia analítica para mapeamento de exposição ao risco de deslizamento na comunidade de São José do Jacó Natal – RN.

Revista de Geociências do Nordeste

Endereço:
Rua José Gregório - Penedo
Caicó / RN
59300000
Site: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/index
Telefone: (84) 9603-8104
ISSN: 2447-3359
Editor Chefe: Marco Túlio Mendonça Diniz
Início Publicação: 30/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geociências, Área de Estudo: Geografia

Uso de metodologia analítica para mapeamento de exposição ao risco de deslizamento na comunidade de São José do Jacó Natal – RN.

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: E. E. S. Silva, L. Q. Almeida, Y. M. Macedo
Autor Correspondente: E. E. S. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Risco, vulnerabilidade, encosta.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo traz algumas considerações relacionadas à identificação, estudo e mapeamento de áreas de risco na comunidade do Jacó. Tais apontamentos inserem-se na atualidade como importantes ferramentas de previsão a desastres naturais e gestão de áreas com maior vulnerabilidade ou já atingidas.  A partir de levantamentos bibliográficos, de campo e aplicação da metodologia proposta para a pesquisa (GUERRA, 2009), foi possível analisar pontos com maior potencial de risco a deslizamentos na área de estudos. A pesquisa envolve o uso e aplicação de métodos e técnicas de caráter científico teórico e experimental relativo à identificação e análise de áreas de risco, passíveis à ocupação humana bem como o estudo dos fatores que, ao longo do tempo, favoreceram a ocupação da área. A partir desta, foi possível identificar áreas com diferentes níveis de risco. Após finalização da pesquisa, os resultados serão importantes para a elaboração de possíveis planos de conservação da encosta, soluções para os moradores das áreas de maior risco, bem como fonte de consulta para órgãos de planejamento e ordenamento do território, facilitando a gestão da área.