A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DA COMPUTAÇÃO PARA A PRÁTICA DA FLAUTA DOCE NO ENSINO REGULAR: a criação de games musicais a partir do software Adobe Flash Player

Formação@Docente

Endereço:
Rua da Bahia, 2020, Lourdes
Belo Horizonte / MG
30160-012
Site: http://pe.metodistademinas.edu.br/ojs/index.php/fdc
Telefone: 3199134615
ISSN: 2237-0587
Editor Chefe: Rodrigo Itaboray Frade
Início Publicação: 30/09/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DA COMPUTAÇÃO PARA A PRÁTICA DA FLAUTA DOCE NO ENSINO REGULAR: a criação de games musicais a partir do software Adobe Flash Player

Ano: 2012 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Leonardo Barreto Linhares, Waniaceli Francisca dos Santos Dias, Elizabeth Raydan Gonçalves, David Giovanni Meira, Arnow Lopes Silva
Autor Correspondente: Leonardo Barreto Linhares, Waniaceli Francisca dos Santos Dias, Elizabeth Raydan Gonçalves, David Giovanni Meira, Arnow Lopes Silva | [email protected]

Palavras-chave: Flauta doce, games virtuais, CLASP, ensino regular.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos autores na criação de um jogo de tabuleiro virtual, visando auxiliar o processo de musicalização e prática da flauta doce na educação básica. A atividade fez parte de uma avaliação da disciplina Flauta doce – didática do instrumento, cursada pelos autores no primeiro semestre de 2011. A ludicidade tem se mostrado um importante recurso no processo de musicalização e práticas instrumentais no ensino regular, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. A união entre a ludicidade e interatividade através do uso da tecnologia faz com que esse processo seja mais eficiente, já que os alunos dessa faixa etária têm familiaridade e atração pela manipulação de dispositivos digitais, incluindo o computador e os games virtuais. Os referenciais teóricos que nortearam o trabalho foram o educador musical SWANWICK (1979), através de seu modelo teórico de educação musical CLASP, MARES GUIA (2004) e CASTRO (2004) em relação ao processo de pré-leitura, técnica e didática da flauta doce e ALMEIDA (2010) referente ao processo de ludicidade em sala de aula.



Resumo Inglês:

The present work has as objective to report the author’s experience in creating a virtual board game, to assist the process and practice of music to recorder basic education. The activity was part of a discipline evaluation: recorder - instrument didactic, extended by the authors in the first half of 2011. The playfulness has been an important resource in the process of teaching music and instrumental practices in regular education, especially in the early years of elementary school. The combination of playfulness and interactivity through the use of technology makes this process more efficient, since students this age have familiarity and attraction to the manipulation of digital devices, including the computer and virtual games. The theoretical framework that guided the study were music educator SWANWICK(1979), through its theoretical model of music education, CLASP, MARES GUIA (2004) and CASTRO (2004) in relation to the pre-reading, technique and teaching recorder and ALMEIDA (2010) about the process of playing in the classroom.