A plataforma Kahoot!® no ensino de histologia em um curso de medicina

Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais

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ISSN: 2525-9563
Editor Chefe: Luiz Roberto de Oliveira
Início Publicação: 19/08/2016
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde

A plataforma Kahoot!® no ensino de histologia em um curso de medicina

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: J.A. Monteiro, M.A. Rodrigues, J.G. Moura, A.P.S. Perez
Autor Correspondente: J.A. Monteiro | [email protected]

Palavras-chave: Histologia. Aplicações da Informática Médica. Educação Médica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as alterações nos perfis dos cursos da área da saúde exigem que a formação e o modo de mobilizar conhecimento se reinventem. Assim, não é novidade que os métodos tradicionais deem lugar às inovações das Metodologias Ativas de Aprendizagem e o uso de games no ambiente acadêmico. Objetivo: Relatar uma experiência de aprendizagem associada a jogos e tecnologias digitais no conteúdo de disciplinas básicas das áreas da saúde. Métodos: O estudo formata-se em relato de experiência sobre o uso do Kahoot! ® no contexto do ensino de histologia na educação médica. Resultados: O uso do jogo por meio das TICs, para que os estudantes mobilizassem os conteúdos, mostrou-se como uma ferramenta promissora no sentido de incentivar a motivação e o engajamento durante o processo de estudo. Conclusão: A experiência e o desempenho dos estudantes foram favoráveis, demonstrando que o Kahoot!® é uma tecnologia aplicável na educação superior em saúde no conteúdo das matérias básicas. Por fim, sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos para aprofundar as possibilidades de uso dessa tecnologia.



Resumo Inglês:

Introduction: Advances in Information and Communication Technologies (ICTs) and changes in health course profiles change the way we mobilize knowledge, reinventing ways of learning. Unsurprisingly, traditional methods are replaced by innovations in Active Learning Methodologies and the use of games in the academic environment. Objective: Report a learning experience associated with games and digital technologies in the content of basic health disciplines. Methods: The study was formatted in relation to the experience of using Kahoot! ® in the context of teaching histology in medical education. Results: The use of the game through ICTs for students to mobilize the content proved to be a promising tool to encourage motivation and engagement during the study process. Conclusion: The experience and the students' performance were favorable, showing that Kahoot!® is a possible and effective technology for higher education in health and the content of histology and other basic subjects. Finally, it is suggested that new studies to deepen the possibilities of using this technology