Este artigo tem como fi nalidade estudar apresentar as principais ferramentas computacionais que põem servir para a alfabetização digital entre as crianças com câncer ou doenças infectocontagiosas. Dessa forma, torna-se possível levar à computação para dentro dos centros de tratamento a criança com câncer ou doenças infectocontagiosas fazendo com que o processo de terapia se torne mais proveitoso e menos doloroso. Utilizando softwares que manipulem imagens, texto, vídeos para que a criança aprenda, interaja e absorva os conhecimentos passados por cada um desses softwares, e assim, ajudar a minimizar o sofrimento dela ao passar por todo o processo de tratamento da doença.
This paper aims to study the main computational tools that can serve for digital literacy among children with cancer or infectious diseases. Thus, it becomes possible to bring the child with cancer or infectious diseases into the treatment centers, making the therapy process more benefi cial and less painful. Using software that manipulate images, text, videos for the child to learn, interact and absorb the knowledge passed by each of this software, and thus help minimize their suff ering through the entire process of treatment of the disease.
Este artículo tiene como objetivo estudiar las principales herramientas computacionales que pueden servir para la alfabetización digital entre niños con cáncer o enfermedades infecciosas. De esta manera, es posible llevar al niño con cáncer o enfermedades infecciosas a los centros de tratamiento, haciendo que el proceso de la terapia sea más útil y menos doloroso. Usando un software que manipula imágenes, textos, videos para que el niño aprenda, interactúe y absorba el conocimiento transmitido por cada uno de estos programas, y así ayuda a minimizar su sufrimiento durante todo el proceso de tratamiento de la enfermedad.