O Ser da Moda entre corpo e tecnologia uma fenomenologia do portátil

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ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

O Ser da Moda entre corpo e tecnologia uma fenomenologia do portátil

Ano: 2021 | Volume: 14 | Número: 34
Autores: Ana Carolina Cruz Acom, Denise Rosana da Silva Moraes
Autor Correspondente: Ana Carolina Cruz Acom | [email protected]

Palavras-chave: moda, tecnologia, fenomenologia do portátil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta a concepção de Ser da Moda como toda relação de um corpo vestido ou adornado, sem vestes ou em vestes sem corpos. O desenvolvimento da tecnologia é apresentado como relação humana essencial: o homem como ente indissociável da técnica, artífice de seus artefatos corporais, que o definem como produtor e usuário de suas ferramentas e adornos. Exemplos de tecnologia vestível são apresentados desde formas arqueológicas descobertas até mecanismos contemporâneos interligando revolução industrial, artes, moda e medicina. O uso intrínseco de equipamentos, desde as primitivas bolsas para caça e para transporte de utensílios até os smartphones modernos, provocam a reflexão sobre a realidade em função de uma fenomenologia do portátil.



Resumo Inglês:

This paper presents the concept of Fashion Being as the whole relationship of a body dressed or adorned, without clothes or in clothes without bodies. The development of technology is presented as an essential human relationship: man as an inseparable entity of technique, the maker of his body artifacts, which define him as a producer and user of his tools and ornaments. Examples of wearable technology are provided from discovered archaeological forms to contemporary mechanisms linking industrial revolution, arts, fashion and medicine. The intrinsic use of equipment, from the primitive bags for hunting and transporting objects to modern smartphones, provoke a reflection on reality and phenomenology of portable contemporary.



Resumo Espanhol:

El artículo presenta el concepto de Ser de la Moda: cualquier relación de un cuerpo vestido o adornado, sin ropa o en ropa sin cuerpos. El desarrollo de la tecnología se presenta como una relación humana esencial: el hombre como una entidad inseparable de la técnica, el hacedor de sus artefactos corporales, que lo definen como productor y usuario de sus herramientas y ornamentos. Se presentan ejemplos de tecnología portátil, desde formas arqueológicas descubiertas hasta mecanismos contemporáneos que vinculan la revolución industrial, las artes, la moda y la medicina. El uso intrínseco de los equipos, desde las primitivas bolsas de caza y para el transporte de utensilios hasta los modernos smartphones, provoca una reflexión sobre la realidad debido a una fenomenología del portátil.