Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo
Urdimento
Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo
Autor Correspondente: Larissa de Oliveira Neves | [email protected]
Palavras-chave: Teatro musicado, História do teatro brasileiro, Gêneros teatrais
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo apresenta o caminho histórico do abrasileiramento da opereta e da revista de ano até a composição de gêneros de palco novos, a burleta e a revista carnavalesca, a fim de pontuar sua extrema importância para a constituição do teatro brasileiro. Trata-se da exposição deste percurso, de maneira a demonstrar a ampla motivação musicada do teatro brasileiro de todos os tempos e como, na verdade, o teatro musicado popular nunca foi um tipo periférico de arte cênica, quando comparado com o teatro “literário”, ou “moderno”, mas, sim, consiste no centro, no motivador, sendo talvez o gênero mais proeminente, da conformação do teatro nacional.
Resumo Inglês:
This article presents the historical path of the “brazilianness” of operetta and “end of the year revue”, to the composition of new stage genres, in order to point out its extreme importance for the constitution of Brazilian theater. The paper presents this path in order to demonstrate the immense musical motivation of Brazilian theater of all times and how, in fact, popular musical theater was never a peripheral type of scenic art when compared to "literary" or "modern" theater, but it is the center, the motivator, perhaps the most prominent theatre genre for the conformation of the national theatre.